ASSOCIAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL DE PARANAGUÁ
(41) 3423-3279 / 3423-3157
Publicado em 09 de Fevereiro de 2019

Unimed divulga material informativo sobre febre amarela aos associados da Funserv

Plano de saúde destaca importância da vacinação, indicações e contra-indicações para a aplicação da dose, além de sintomas e orientações diversas.

A Unimed Paranaguá distribuiu recentemente material informativo dirigido aos associados da Funserv que fazem parte do plano de saúde, com orientações referentes à febre amarela.

A doença foi registrada de forma oficial no litoral, em Antonina, há algumas semanas e vem preocupando as autoridades e a população em geral.

A vacinação é indicada para pessoas com idade entre 9 meses e 60 anos incompletos. Pessoas acima desta faixa etária têm que buscar indicação médica.

Além do caso em humano foram notificadas também três mortes de macacos numa área rural da cidade vizinha.

A divulgação das informações relativas à febre amarela traz a importância da vacinação, que está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de forma gratuita.

Alerta também que pessoas que moram ou visitam áreas rurais também devem se imunizar, já que é nestes locais que há presença dos mosquitos transmissores da doença.

Os sintomas da febre amarela se apresentam normalmente entre 3 e 6 dias, podendo levar até 15 dias para ter início. Febre súbita, dor de cabeça, dores nas costas, no corpo e abdominal, náuseas, vômitos e fraqueza estão entre os eles.

Em cerca de 15% dos casos apresenta um breve período de melhora e, então, desenvolve uma nova fase mais grave da doença. Por isso, ao identificar os primeiros sintomas é necessário procurar um médico.

O material ainda orienta que os macacos não transmitem febre amarela e que auxiliam no controle da doença, já que a identificação dos primatas mortos por febre amarela possibilita ações preventivas antes de a doença se espalhar.

Imprimir

OUTRAS NOTÍCIAS

ASSOCIAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Rua Doutor Leocádio, 352 - Centro - Paranaguá, PR - Brasil
Fone: +55 (41) 3423-3279 / 3423-3157